Locais a Visitar · Museus

Museu do Vinho do Porto

O museu do vinho do porto foi inaugurado em janeiro de 2004 e encontra-se sediado no piso térreo dos Armazéns da Casa Cais Novo. Estes armazéns fazem parte de um complexo arquitetónico mais vasto, fundado no século XVIII, e composto pela Casa do Cais Novo – casa nobre e espaços residenciais; pelos Armazéns da Casa do Cais Novo – edifício que prestava apoio à atividade económica dos proprietários; e pelo Cais Novo – que servia de apoio à navegação fluvial e marítima.

Após a sua abertura ao público, o Museu do Vinho do Porto assumiu-se mais como um centro de interpretação temática do que como um museu tradicional. A sua principal atividade dedica-se ao estudo da importância que o vinho do Porto e o seu comércio tiveram no desenvolvimento da cidade do Porto e da sua região.

O Museu do Vinho do Porto não possui coleções próprias mas provenientes de espólios municipais (Coleção Vitorino Ribeiro e Gabinete de Arqueologia Urbana) e de instituições relacionadas com o vinho do Porto e particulares. O museu possui coleções de várias categorias: arqueologia, pintura, gravura, metais, vidros, têxteis e documentos.

Rua de Monchique, Porto, 22 207 63 00

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *