Diario

Hoje na História: o Conde Lourenço José Maria Boaventura de Almada Cyrne Peixoto

Em 1997 tive o privilégio de privar com o atual Conde de Almada, Lourenço de Almada, uma vez que estava a realizar pesquisa no arquivo familiar da família, no Paço de Lanheses, com vista à elaboração da tese de mestrado. Desses tempos, ficaram memórias extraordinárias, resultantes do contacto diário e intenso não só com os variadíssimos e infindáveis documentos e com o espaço, o paço. Foi-me possível “viver” os conturbados anos do século XIX, anos das lutas entre absolutistas e liberais, e a forma como esses acontecimentos repercutiam na família Almada, quer na esfera social, quer na esfera privada do quotidiano familiar.

Assim sendo, hoje 7 de Setembro, é dia de recordar a partida para o outro lado do Caminho, de D. Lourenço José Maria Boaventura de Almada Cyrne Peixoto, 3º conde de Almada e 15º conde de Abranches.

Brasão da família Almada

Armas da família Almada

Mestre sala da Casa Real, capitão-mor da Vila Nova de Lanheses. Como comendador da Ordem de Cristo foi comendador de Proença a Velha.

Miguelista e antiliberal convicto, recusou o direito de assento e participação na Camara de Pares do Reino, à qual tinha direito por sucessão ao pai, como forma de oposição ao governo. Em consequência disto, esteve preso na castelo de Viana, então Viana do Lima. Apesar de já estar exilado do país, D. Miguel envia-lhe a Comenda da Torre e da Espada.

O 3º conde de Almada é também senhor de Lagares d’El-Rei, de Pombalinho e do Paço de Lanheses, tendo aqui metade do padroado da igreja paroquial.

Paço de Lanheses

Era ainda proprietário do atual Palácio da Independência, no Rossio, e foi aqui que se instalou a Comissão Central do 1º de Dezembro de 1640. Aliás, graças à atuação do então conde de Almada, D. Antão, um dos conjurados, se deu a vitória da Restauração da independência face a Espanha.

Casa do Rossio, atual Palácio da Independência

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *