Diario

Hoje na História: hoje, mas em 1638, nasce o Rei Sol!!!

A 5 de Setembro do ano de 1638 nasce em Saint-Germain-en-Laye, o futuro rei de França, Luís XIV, apelidado de “o Rei Sol”.

O seu reinado, de 72 anos, é um dos mais longos da História da Europa. Foi um dos representantes máximos da centralização do poder e do absolutismo europeu.

Luís XIV era filho de Luís XIII e de Ana da Áustria. Tinha apenas 5 anos quando o pai morreu, tendo a rainha ficado como regente. Assumiu a governação em 1661. Luís XIV defendia o conceito de poder divino dos reis e, como tal, continuou a política dos sucessores antecessores, criando um governo centralizado. Procurou eliminar o feudalismo e pacificar a aristocracia, permitindo que muitos nobres habitassem o luxuoso Palácio de Versalhes. Desta forma, Luís XIV tornou-se um dos monarcas mais poderosos da História da Europa e consolidou o sistema da monarquia absoluta que existiu em França até à Revolução Francesa.

Durante o seu reinado, a França chegou à liderança das potências europeias. Lutou em 3 guerras diferentes: a Guerra Franco-holandesa, a Guerra dos nove anos e a Guerra da sucessão espanhola.

Morreu pouco antes de completar 77 anos e o seu sucessor foi o bisneto ainda com 5 anos. Todos os outros possíveis herdeiros tinham morrido: o filho, Luís, grande delfim de França; o neto mais velho Luís, duque da Borgonha e o irmão mais novo de Luís XV, Luís, duque da Bretanha.

Luís XIV escolhe para emblema o Sol. É o astro que dá vida a qualquer coisa, mas é também o símbolo da ordem e da regularidade. Assim sendo, reinou como um sol sobre a Corte, sobre os cortesãos e sobre a França.

Luís XIV e os seus herdeiros em 1710

A família de Luís XIV de França em 1670 por Jean Nocret.

Da esquerda para a direita: Henriqueta Maria, Filipe de França, duque de Orleães, Maria Luísa de Orleães, Henriqueta Na, a rainha-mãe Ana de Áustria, as princesas Maria Ana de França e Ana Isabel de França, as mademoiselles: Margarida Luísa, Isabel Margarida, Francisca madalena, o rei sol Luís XIX, a Grande Mademoiselles e a rainha Maria Teresa de Áustria com Luís, grande delfim de França e a princesa Maria Teresa de França.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *