Diario

Foi ontem mas não podemos esquecer!

A 13 de Agosto de 1961 iniciava-se a construção do muro de Berlim.

O muro de Berlim foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (a Alemanha Oriental socialista) durante o período da Guerra fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista), incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal Alemã (RFA), que era controlada pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e a República Democrática Alemã (RDA), liderada pelos países socialistas sob jugo do regime soviético.

O muro era composto por 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar os que tentassem escapar.

Só a 9 de Novembro de 1989, o mundo assistiu ao fim desta terrível divisão, depois de longos anos de sofrimento e muitas mas muitas mortes para os que tentavam fugir ao terror da Alemanha Oriental.

Recomendo uma visita a Berlim e ao Museu do Muro. Aí podemos ver as diversas formas usadas para fugir. Muitas delas falharam mas… em 1989 o muro caiu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *