Banco de Recursos

31 de julho de 711

A 31 de julho do ano 711, ocorre a Batalha de Guadalete que marcou o fim do império visigótico no contexto da invasão muçulmana na Península Ibérica.

No ano 711, exércitos muçulmanos oriundos do norte de África atravessaram o estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a Península Ibérica. Comandados por Tarique, venceram o exército de Rodrigo, último rei visigodo, na batalha de Guadalete. Rivalidades internas e guerras civis enfraqueceram a monarquia visigótica, facilitando o avanço rápido dos invasores pelo território peninsular. Os muçulmanos foram travados em território franco pelo exército de Carlos Martel, na Batalha de Poitiers, em 732.

Os cristãos resistiram à ocupação islâmica refugiaram-se nas cadeias montanhosas do Norte, entre escarpas agrestes e de difícil acesso. De acordo com a tradição, em 722 um grupo comandado por Pelágio, um sobrevivente da nobreza goda, venceu as tropas muçulmanas na Batalha de Covadonga. Este acontecimento marca o início da Reconquista, o processo militar pelo qual os cristãos recuperaram os seus antigos territórios ocupados pelos seguidores do Islão, desde as primeiras vitórias de Pelágio até à conquista do reino de Granada, em 1492.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.