Banco de Recursos

D. Afonso Henriques

D. Afonso Henriques nasceu em 1109, não sabemos se em Coimbra se em Guimarães, mas foi seguramente nesta última cidade, ou nos seus arredores, que passou a infância e a adolescência. Aos dezasseis anos, teve o primeiro ato de rebeldia em relação à monarquia leonesa-castelhana: na catedral de Zamora, armou-se a si próprio cavaleiro, o que só costumava ser feito pelos próprios reis.

Irá tornar-se um homem alto e corpulento, famoso pela sua força física. Era, além disso, um guerreiro destemido e um hábil político, sabendo distinguir muito bem quando devia utilizar a força das armas e quando era preferível entrar pelos caminhos da diplomacia e da negociação.

Conseguiu importantes vitórias militares, como a conquista aos muçulmanos das cidades de Lisboa e Santarém. No entanto, em 1169, ao tentar conquistar Badajoz, fraturou uma perna de forma muito grave, o que lhe iria diminuir a mobilidade e incapacitá-lo para o combate. Passou a maior parte dos últimos anos da sua vida em Coimbra, cidade onde morreu em 1185, tendo sido sepultado no Mosteiro de Santa Cruz, onde ainda hoje se encontra o seu túmulo.

Governou o país durante 57 anos, 46 dos quais como rei de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.