D. Afonso Henriques nasceu em 1109, não sabemos se em Coimbra se em Guimarães, mas foi seguramente nesta última cidade, ou nos seus arredores, que passou a infância e a adolescência. Aos dezasseis anos, teve o primeiro ato de rebeldia em relação à monarquia leonesa-castelhana: na catedral de Zamora, armou-se a si próprio cavaleiro, o que só costumava ser feito pelos próprios reis.
Irá tornar-se um homem alto e corpulento, famoso pela sua força física. Era, além disso, um guerreiro destemido e um hábil político, sabendo distinguir muito bem quando devia utilizar a força das armas e quando era preferível entrar pelos caminhos da diplomacia e da negociação.
Conseguiu importantes vitórias militares, como a conquista aos muçulmanos das cidades de Lisboa e Santarém. No entanto, em 1169, ao tentar conquistar Badajoz, fraturou uma perna de forma muito grave, o que lhe iria diminuir a mobilidade e incapacitá-lo para o combate. Passou a maior parte dos últimos anos da sua vida em Coimbra, cidade onde morreu em 1185, tendo sido sepultado no Mosteiro de Santa Cruz, onde ainda hoje se encontra o seu túmulo.
Governou o país durante 57 anos, 46 dos quais como rei de Portugal.