Escolas

Em véspera do dia D…

6 de Junho. Dia importante na nossa História contemporânea pois marca o início da libertação da Europa das mãos dos nazis, no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Neste dia, em 1944, à França ocupada, mais precisamente à Normandia, chegaram quase três milhões de soldados provenientes da aliança entre Estados Unidos, Reino Unido e parte da França livre.

Desde 1 de Setembro de 1939 que a Europa estava em guerra. Nesse dia, as tropas alemãs invadiram a Polónia. As democracias ocidentais da França e Grã-Bretanha, apesar de renitentes no início, viram-se obrigadas, mediante o avanço alemão, a declarar guerra à Alemanha.

Entre 1939 e 1941 viveu-se a guerra relâmpago, ou seja, ofensivas rápidas e surpreendentes do exército alemão. A superioridade militar alemã permitiu-lhe conquistar a Polónia em menos de um mês. Em Abril de 1940, o exército alemã chegava à Dinamarca e Noruega e, no mês seguinte, aos Países Baixos e Bélgica. Depois a França. Em Junho de 1940, os alemães entraram triunfais em Paris. O país ficava assim dividido. Uma parte ocupada e outra, livre, com capital em Vicky, governada por Pétain, mas colaborante com a Alemanha. Em simultâneo, Charles de Gaulle encorajava os franceses a juntarem-se ao movimento da Resistência.

No Verão de 1940, Hitler decidiu atacar pelo ar a Grã-Bretanha. No Sul da Europa, os alemães chegaram aos países balcânicos e ao mediterrâneo. Em 1941, o objetivo de Hitler de dominar o centro e o norte da Europa tornava-se realidade. Em 1941, a guerra mundializou-se, obrigando Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas a entrar no conflito.

O ano de 1944 marcou o principio do fim da guerra com a entrada dos EUA no conflito, os Aliados reforçaram a sua capacidade ofensiva, com mais soldados, mais blindados, navios e aviões. O início da libertação da Europa dá-se com o dia D, o desembarque na Normandia a 6 de Junho de 1944. Os alemães renderam-se a 8 de Maio de 1945. No Japão, foi necessário o recurso às bombas atómicas de Hiroxima e Nagasáqui, lançadas pelos EUA muito em resposta ao ataque japonês à base naval de americana de Pearl Harbor, para que os japoneses se rendessem a 2 de Setembro de 1945. Terminava então o maior desastre da Humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *